A Escola e a transmissão dos limites
A Escola é a segunda instituição
mais importante da vida de um sujeito. A primeira, todos sabem, é a família.
No ambiente escolar, a criança se
depara com adultos que estão fora do círculo familiar e que tem uma influência grande no desenvolvimento dela, pois tem a função de acolhê-la e transmitir o saber.
Também é na escola que ela lida
com o fato de ter que conter seus impulsos destrutivos: não pode bater, quebrar
brinquedos, destruir os móveis, etc. Precisam aprender a respeitar o horário de estudar, brincar, comer; esperar o momento de falar, de escutar o outro (professora, amigos), etc.
Portanto, a escola é um lugar
fundamental para o desenvolvimento da estruturação psíquica da criança.
Entretanto, as famílias não podem
transferir para os professores a função que lhes é própria: a função de pai e
mãe, de educar os filhos, ensinar a importância dos limites.
Pois, uma coisa é a escola continuar trabalhando para desenvolver um cidadão, a outra é o fato de algumas famílias acreditarem que é a escola que tem que exercer a função que é delas: educar o filho.
Pois, uma coisa é a escola continuar trabalhando para desenvolver um cidadão, a outra é o fato de algumas famílias acreditarem que é a escola que tem que exercer a função que é delas: educar o filho.
Os limites organizam o sujeito e o mundo, sem eles as pessoas ficam "entregues" as suas pulsões destrutivas. E quando encontramos as mais variadas formas de violências, é porque naquele sujeito faltou um limite ao seu gozo de destruição!
Andreneide Dantas
30/04/14
#escutaanalitica1
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